A importância da vistoria técnica na elaboração do PPRA.

Elaboração PPRA

A importância da vistoria técnica na elaboração do PPRA.

Elaboração do PPRA, qual o caminho?

A vistoria técnica na elaboração do PPRA tem extrema importância, principalmente devido a necessidade da identificação real dos riscos presentes nas atividades de cada função desempenhada pelos colaboradores, bem como dos possíveis riscos adicionais provenientes de fatores externos ou do próprio ambiente onde serão executados os trabalhos.

A cada dia que passa, se torna mais comum a exigência desse documento às empresas, seja através de órgãos públicos como, ministério do trabalho, Anvisa, ministério público, dentre outros;

Além desses, temos a inserção dessa exigência feita pelos clientes das empresas de prestação de serviços no geral, principalmente pelo fator de corresponsabilidade pelos colaboradores da empresa contratada acessando as dependências da contratante.

A vistoria técnica é importante porque, somente com ela você consegue verificar como será o andamento de cada tarefa que será executada, quais as ferramentas, maquinas, equipamentos e outros itens que forem aplicáveis para cada tipo de trabalho que serão utilizados, como será esse ambiente em que a tarefa será feita, até mesmo se será possível comportar e proporcionar um ambiente seguro e saudável dentro dos padrões da norma regulamentadora aos trabalhadores.

Além disso, é importante devido a fatores externos influenciarem na atividade, mesmo não tendo relação com ela.

Por exemplo ao construir um imóvel em local com grandes quantidades de capim e outras plantas; em ambientes como esses, não há somente o risco relacionado ao trabalho em si, mas poderá haver também a possibilidade de algum inseto, ou até mesmo um animal peçonhento (venenoso) picar um colaborador.

Partindo dessa visão e por entendermos que a empresa deve proporcionar um ambiente seguro, como profissionais da área, recomendamos que seja proporcionado meios de minimização ou eliminação de riscos desse gênero através do fornecimento e utilização dos equipamentos de proteção individual – EPI’s.

Após a vistoria técnica, é feita a elaboração do PPRA – programa de prevenção de riscos ambientais, que tem como objetivo a antecipação e reconhecimento dos riscos para que seja proposto meios eficazes de neutralização ou minimização dos riscos existentes.

A Fato Consultoria possui profissionais com amplo conhecimento e experiência para atender a sua necessidade! Seja ela a elaboração do PPRA ou qualquer outro serviço relacionado às normas regulamentadoras, consulte nos e tenha certeza de um excelente negócio.

Texto originalmente elaborado por Renan Araújo de Souza – que é especialista em segurança e saúde do trabalho, expert na elaboração de PPRA’s, empresário, palestrante com 7 anos de sólida vivência em todos os tipos e ramos da indústria e comércio.


Solicite seu orçamento!

Preencha o formulário e entraremos em contato.

Solicite o seu orçamento agora!

Um especialista em Medicina e Segurança do trabalho está pronto para te atender agora no telefone a seguir :

(11) 3255 0958