laudo_nr10

NR 10 LAUDO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Laudo Elétrico.

O Laudo Elétrico tem por finalidade proteger a integridade daqueles que lidam com eletricidade, bem como salvaguardar o patrimônio da contratante, evitando ocorrências que poderiam desencadear incêndios ou explosões.

É realizada a inspeção de todo o sistema elétrico, documentada em amplo relatório fotográfico apontando inconformidades nas instalações. A recomendação para adequação é parte integrante do laudo.

O Laudo elétrico deve ser elaborado por Técnico em Eletrotécnica ou Engenheiro Eletricista e estar acompanhado com a devida ART – Anotação de Responsabilidade Técnica afim de garantir a imposição da responsabilidade pela elaboração do laudo no profissional.

Não basta somente ter o documento na sua empresa, é de suma importância lê-lo de maneira minuciosa para a perfeita compreensão e importância da adequação de cada inconformidade encontrada na empresa, a não elaboração do laudo elétrico poderá acarretar em multa ou notificação por parte do ministério do trabalho e emprego ou ministério público, assim como embargos ou interdições em situações críticas das instalações. Além disso, uma empresa que não está em conformidade com os padrões de segurança contidos nas normas, poderá estar submetida ao risco de choque elétrico em um colaborador ou visitante, incêndio ou explosões, assim como o alto consumo de energia proveniente de uma instalação elétrica fora do padrão.

Levando em conta todos estes fatores, não resta duvida em relação a elaborar este laudo, pois pode ser enquadrado como uma forma de investimento em uma empresa até mesmo porque um acidente ocorrido pode gerar grandes despesas/prejuízos, muitas vezes até impossíveis de serem arcados como por exemplo a morte de uma pessoa ou danos irreparáveis na estrutura da empresa.

O Laudo elétrico é também exigido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo quando a empresa está em tramitação para a obtenção ou renovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros ou CLCB – Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros que são itens imprescindíveis para a obtenção ou renovação do Alvará de Funcionamento da empresa.

Ainda restaram dúvidas sobre o laudo elétrico? Consulte-nos, teremos o prazer em atendê-los!


Solicite o seu orçamento agora!

Um especialista em Medicina e Segurança do trabalho está pronto para te atender agora no telefone a seguir :

(11) 3255 0958