PPRA

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PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

É um documento de ação contínua, um programa de gerenciamento. O documento base, previsto na estrutura do PPRA, permanecerá na empresa a disposição da fiscalização, junto com um roteiro das ações a serem empreendidas para atingir as metas do Programa.

Em resumo, se houver apenas um documento, mas as medidas não estiverem sendo implementadas pela empresa e avaliadas pelo técnico de segurança, o PPRA, na verdade, não existirá.

O PPRA tem como objetivo estabelecer ações que garantam a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, identificando os riscos existentes em seu ambiente de trabalho.

O PPRA foi criado em 29 de Dezembro de 1994, através da NR 9, pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho.

O PPRA possui uma obrigatoriedade legal e, como o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, melhora a produtividade e as condições de trabalho do colaborador.

A implantação do programa também previne futuros processos judiciais cíveis, trabalhistas e previdenciários, pois evita o surgimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Riscos Ambientais são aqueles causados por agentes biológicos, físicos ou químicos que, presentes no ambiente de trabalho, podem ocasionar danos à saúde do trabalhador por causa de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.

A Fato serviços irá implementar o PPRA a partir da elaboração de um documento base por ano, mediante a visita técnica de um profissional de segurança do trabalho nas dependências do cliente.

Em tal documento constará o os riscos a que os colaboradores estão expostos, medidas de segurança propostas e cronograma de atividades.

Será elaborado um planejamento anual com o estabelecimento de metas priorizadas e cronograma, uma forma de registro para organizar a manutenção e divulgação dos dados, gerando, assim, uma periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

Serão efetuadas, da mesma forma, as avaliações quantitativas de ruído e iluminação, trabalhando com estratégia e metodologia de ação, para que o cliente possa ter o acompanhamento periódico do programa na empresa.

Etapas de implantação do PPRA

Antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos);
Planejamento das medidas de controle dos riscos;
Elaboração de ações preventivas;
Monitoramento qualitativo e quantitativo do ambiente;
Registro e divulgação dos dados;
Cronograma de execução das prioridades;
Desenvolvimento do documento base;
Documento base e relatórios anuais;
Laudos ergonômicos;
Laudos técnicos.


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